Mesmo sendo uma palavra de conhecimento geral, o entendimento sobre termostato de encosto não é algo muito comum, principalmente em relação a alguns tipos de equipamentos e onde é necessário utilizá-lo. A funcionalidade principal desse componente está relacionada à temperatura, sendo associada à aquecedores e refrigeradores.
Destinado para o uso na automatização dos processos em diversos tipos de equipamentos, aparelhos ou sistemas eletroeletrônicos que necessitam de controle de temperatura. O termostato funciona como regulador e sensor, sendo responsável pela identificação de oscilações na temperatura em tempo real do circuito ou do equipamento, e rapidamente atua com o objetivo de manter a temperatura dentro do fator necessário para o desenvolvimento regular de sua função, funcionando como chave ligando ou desligando o equipamento controlado.
Termostato mecânico – Seu funcionamento é realizado através de sensores não eletrônicos, sua utilização é feita principalmente com a pressão dos gases bimetálicos.
Termostato digital – Possui diversas variações que dependem da sua região, são utilizados sensores eletrônicos, como termopares e termistores.
Bimetálico – Seu uso é feito através de duas chapas fundidas, compostas por metais distintos, geralmente esses metais são de cobre, ferro, aço ou latão.
Sensor de temperatura a gás – Faz uso do princípio da dilatação dos gases, sofrendo expansão quando aquecido, mas sempre em um local confinado.
O termostato de encosto foi desenvolvido para suportar uma corrente elétrica de até 40A. Seu contato normalmente é fechado e se abre quando a temperatura ultrapassada sofre um reajuste e volta para o ideal, esse contato é fechado automaticamente quando a temperatura volta à faixa de histerese de 3°C a 8°C, resultando no religamento do equipamento.
Na R3 Automação e Elétrica você encontra o melhor termostato de encosto, aqui nós trabalhamos com uma linha completa de produtos para automação industrial, elétrica e pneumática. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!