É a partir da descoberta do ar comprimido como uma forma de gerar energia que surgem as chamadas ferramentas pneumáticas, que movidas a ar comprimido surgem em meados do século XIX como uma ferramenta de forte impacto para a Segunda Guerra Mundial, de onde passou a ganhar popularidade sendo incluída em modelos com diferentes.
Em resumo, podem-se definir as ferramentas pneumáticas como acessórios práticos projetados para realizar serviços pesados e trabalhosos, mas que geram leveza e praticidade para seus usuários.
Originada da palavra grega “pneumatikos” que significa “da natureza ou causado pelo vento ou sopro” e da palavra em latim “pneumatics” que quer dizer “pertencente ao ar”, as ferramentas pneumáticas amplamente utilizadas dentro de indústrias funcionam – como se pode observar de sua origem denominatória – por meio de ar comprimido, que é gerado por compressores que coletam o ar do ambiente de modo mecânico de forma a aumentar a pressão, transformando este ar em energia limpa.
Amplamente adquiridas dentro da R3 Automação Industrial por parte de grandes indústrias, as ferramentas pneumáticas também podem ser usadas em trabalhos manuais simples, como em reparos residências, automóveis, produtos eletrônicos e máquinas em geral.
Substituindo a necessidade da força humana, as ferramentas pneumáticas realizam trabalhos pesados onde é necessário grande quantidade de pressão e energia, ou mesmo em caso onde é necessário a repetição de movimentos. Ademais, vamos conhecer algumas vantagens das Ferramentas Pneumáticas para suas indústrias ou empresa.
Em comparação as ferramentas elétricas, as pneumáticas comercializadas pela R3 Automação e Elétrica possuem os seguintes benefícios:
Por isso, se você está em busca de ferramentas pneumáticas, entre em contato com a R3 Automação e saiba mais!